O que a adoração a Deus não é

Andam confundindo as coisas. Tem gente que vê tantos DVDs de “worship” (e isso se tornou um estilo musical, agora) que acaba colocando os pés pelas mãos, invertendo as prioridades. Eu passei boa parte da minha juventude assistindo a estes DVDs, sendo impressionado com o show montado (ou seria circo em alguns casos?), e queria contribuir com algo.

A adoração a Deus não tem absolutamente nenhuma relação com as roupas que você veste, o instrumento que você toca, o corte de cabelo que você usa, os acessórios que você ostenta. Na verdade, é bem provável que, em boa parte dos casos, eles sirvam até de distração àqueles que estão participando do momento.

A adoração a Deus também não tem nenhuma relação com as luzes, a fumaça, ao som de última geração ou com o tamanho do auditório (e ainda se ele está cheio ou vazio). Novamente, tudo isso pode ser distração e causa de ansiedade: se o som falhar, ó céus, como faremos? O auditório está vazio, como Deus se agradará do nosso evento?

Vaidade, já dizia Salomão.

Deus solicitou coisas grandiosas ao povo hebreu no Antigo Testamento, mas meus amigos, havia toda uma razão por trás destes pedidos. Não vemos isso acontecer no Novo Testamento, e de fato, o que Cristo requer de nós é que vivamos vidas simples e humildes.

A adoração a Deus é esta: amá-lo acima de todas as coisas, com toda nossa alma e entendimento, e ao nosso próximo como a nós mesmos. O cristianismo não tem lugar para a autoexaltação, o louvor ao “eu”.

A adoração a Deus não é entretenimento, mas sim a razão maior da vida do cristão. Enquanto estivermos preocupados com o “show”, deixaremos de lado a busca pela simplicidade das coisas do Reino. Isso me soa grave demais.

Eduardo Mano

Advertisements

13 thoughts on “O que a adoração a Deus não é

  1. É vero Duda. É em nosso coração que os olhos de Deus estão postos, e não em nossos “aparatos”. Penso que o texto a seguir sintetiza bem a questão.

    Forte abraço,

    Fábio

    “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” – Salmo 51.15-17.

  2. Muito bom o seu comentario,parabens.
    Nunca fui de me impressionar com modismos(ainda bem),tem ate uma tal de adoracao extravagante,retete etc.
    um louvor sem pudores(risos)na hora do banho,so voce a agua e Deus e voce sai do banheiro limpo de alma e dos pes a cabeca tambem,se voce nao esquecer o shampoo e o sabonete.
    paz

  3. tinha me esquecido,as pessoas tem confundido,emocoes e reacoes de prazer que sao produzidas pelos sons,luzes e ate fumaça,que são normais,com aquilo que so pelo Espirito Santo atinge a profundidade da alma.E tudo superficial demais.
    paz

  4. É isso, Eduardo. Correr atrás do suposto louvor cheio de animação é correr atrás de emoções, que de nada servem nem glorificam a Deus. Gostei.

  5. E VERDADE ADORAR A DEUS E MARAVILHOSO A PALAVRA DE DEUS FALA OS VERDADEIRO ADORADOR ADORA O PAI EM ESPIRITO E EM VERDADE POR ISSO QUE EU SIRVO ESSE DEUS PORQUE ELE E TREMENDO!!!!!!!!!!!

  6. Olá Mano Mano… se é que posso te chamar assim..somos irmãos… te conheci pelo SuezoRibeiro… e pra te falar cara… to curtindo d + aquilo que vc escreve.. pois sei que não é apenas pra trazer um entretenimento on line…acredito que vc vive isso….
    é maravilhoso ter compartilhado desse texto.. que nos leva a “re”direcionar a nossa motivação musical até de vida… a gente quer fazer um show ( ou um circo), e o que o Pai quer é “só” o coração!!

    gostei d +!… parabéns.. grande abraço.. espero q num portunidade a gente possa falar d + coisas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s