sonhos, vontades e orações

Estou vivendo uma fase muito meditativa da minha vida. Infelizmente grande parte desta meditação não é necessariamente na Palavra de Deus, mas sim em coisas do coração, certas vontades, sonhos, anseios que têm surgido.

Com tudo isso, às vezes bate um medo grande de que eu esteja depositando meu coração em tesouros efêmeros. Sonhos e vontades ficam no coração e muitas vezes não fazem parte de nossas orações, ou por acharmos bobeira orar por certas coisas ou por acharmos que Deus não se daria o trabalho de responder a respeito de determinados assuntos. Só que nisso nós perdemos uma excelente oportunidade de exercer nossa fé e de aprender sobre a vontade de Deus.

Eu tenho algumas histórias pessoas a respeito de orações atendidas. Duas delas de forma tão clara que nem tive dúvidas, outras um pouco menos descaradas, mas ainda assim, orações respondidas. Eu sempre achei que Deus não era um cara maluco a ponto de manter-se calado quando seus filhos vão até Ele. Pais (os bons, pelo menos) costumam responder quando seus filhos lhes pedem algo, mesmo que seja não. Assim o fazem por muitas vezes conseguirem ver, melhor que seus filhos, aquilo que é melhor para eles. Creio que com Deus também é assim, mas isso é senso comum, não é mesmo?

Digo tudo isto ciente de que há pessoas que aguardam anos e anos por uma resposta de Deus, para coisas até muito graves. Problemas na justiça, doenças graves, questões familiares. Muitos não conseguem ver resposta alguma, outros entendem que  não-reposta já é resposta, e outros se contentam com a paz que Cristo concede. Conheci uma idosa que orou 25 anos pela conversão do marido. Depois de todo esse tempo, ele recebeu a Cristo em seu coração. Menos de um ano depois, ele veio a falecer.

Não creio que orações mudem a vontade de Deus. Mas creio que elas sirvam para aumentar nossa intimidade com o Pai, e também nossa capacidade de ouvir o que Ele tem a dizer. Exercícios espirituais. Leitura da Bíblia, meditação, a Lectio Divina, prática da solitude… tudo isso, em conjunto, aumenta nossa sensibilidade ao Espírito.

Bom… Deus responde orações. No tempo Dele, claro. E é importante que nós saibamos colocar todos os nossos desejos e sonhos aos pés Dele, para que nosso coração não se prenda a tesouros passageiros. Tudo levemos a Deus em oração.

Eduardo Mano

Advertisements

3 thoughts on “sonhos, vontades e orações

  1. Olá, creio que sei o que você está passando. Muitas vezes, nós desejamos, como jovens, voar alto, ir para outros lugares, seguir por novos caminhos e sairmos de onde estamos para quem sabe encontrar algo melhor. A grande questão de tudo é: esses sonhos, irão lhe conduzir até Deus ou simplesmente, farão com que você saia dos caminhos do Pai, para quem sabe um dia, como o FIlho Pródigo, voltar humilhado ao Senhor? A família de Noemi (Rute 1), saiu de Belém (Casa de Pão) e foi para Edom procurando tempos melhores, naquela atitude, toda a Família morreu, e os sonhos, se perderam. Por outro lado, Davi, um dia desejou fazer uma habitação (O templo) para o Senhor, e ao perguntar ao profeta, este só lhe disse, “faça conforme tudo o que está no teu coração, mas não será você quem vai edificar”. O grande é, os Sonhos irão lhe afastar ou, conduzir para mais perto de Deus? Ele pode permitir que você siga eles, mas muitas vezes, pode não o quer dEle para a sua vida.

    Filipenses 4:6-8 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s