SIB de Macaé • Congresso de Carnaval 2009

Estivemos, neste final de semana, ministrando no congresso de carnaval dos jovens e adolescentes da Segunda Igreja Batista de Macaé (SIB Macaé). Fomos juntos do Daniel Bravo, que foi o preletor do Congresso. Eu e Cadu contamos com a ajuda do Mateus (baixo) e do Rafael (teclado e meu cunhado), já que o Sandro infelizmente não pode ir. Foram também nossas melhores partes, o que certamente tornou a experiência ainda mais agradável.

congresso-de-carnaval-2009

Saímos do Rio no sábado às 7:30 da manhã, e precisamos pegar uma rota alternativa para a cidade de Macaé, pois a via principal estava congestionada por causa do fluxo de carros saindo do Rio para o feriado e também por um acidente. Resumindo: foram quase 6 horas de viagem, 3 pessoas bastante enjoadas e muito cansaço.

Chegando ao local do retiro, em Bicuda Grande, região serrana de Macaé, ficamos um pouco apreensivos com a estrutura do local. Nosso pecado (pecado mesmo) foi achar que estaríamos lá para sermos bem tratados, o que de fato fomos. Mas a cada dia que passava Deus não só quebrava nossos corações, como graciosamente reconstruía tudo.

Foram quatro dias de trabalho duro e muita satisfação. Tocamos nos cultos da manhã e da noite, e à tarde estávamos livres para descansar, jogar futebol de casal, ir à cachoeira, conversar, tomar sacolé (ou geladinho), jogar Uno (jogo oficial da banda, no qual somos campeões intergalácticos de renome universal), entre outras coisas.

p1130678

Ministramos todas as músicas do EP e todas, todas mesmo, foram muito bem recebidas pela Igreja. Pudemos ensinar a música Quebrantato, da Vineyard, que acabou se tornando o hino oficial do congresso (e que gerou muita confusão também, já que todos achavam que ela era minha). Vendemos todas as (poucas) cópias do EP que levamos e tivemos muitos testemunhos de como as músicas falaram ao coração das pessoas. Essa foi a maior benção.

Queria voltar a falar sobre o nosso pecado. Deus foi surpreendente. Todos nós, todos mesmo, sem exceções, podemos contar diversas experiências individuais que tivemos com Deus durante os momentos de culto e as conversas. Nunca poderíamos esperar aquilo que vimos lá, a amizade, o carinho e o despertamento promovido por Deus em nossas vidas. Cadu falou algo na última noite, quando estávamos no quarto, orando, que reflete nosso sentimento: depois desse tempo lá, temos que repensar muita coisa que acreditamos a respeito do ser igreja, e também a respeito de retiros espirituais, pois tudo foi muito mais, muito além do que prevíamos.

p1130985

Esse relato aqui não faz justiça ao que passamos. É apenas um relato. Deus nos recompensou demais lá, apesar dos idiotas estúpidos e soberbos que somos. Nós, os homens da banda mais o Daniel, passamos a última noite em claro, orando, pedindo perdão a Deus por nossa soberba e agradecendo a Ele pela obra que Ele vez, pelo agir, pelo mover, pela restauração de vidas, pelos que atenderam ao chamado ministerial promovido, pelos que atenderam ao chamado de Cristo à salvação de suas vidas. Claro que também assistimos a alguns vídeos do retiro, vimos algumas fotos e comemos sopa de ervilha com guaraná. Nunca esqueceremos isso.

p2070004

E eu quero agradecer nominalmente a alguns irmãos da SIB Macaé, dos quais lembro o nome (sou péssimo com nomes, então isso é uma vitória pessoal), que foram tão gentis conosco. Gabriel, Gerson, Pr. Cláudio, Pr. Daniel, Matheus, Leandro Macaé, Vitória, Gabriella, Carlinhos César Filho (hehehehe), Macalé. Além desses, há muitos outros que minha falha memória não permite recordar, mas seus rostos estão gravados no meu coração.

Muito obrigado pela oportunidade de passar esse tempo com vocês. Esperamos que nos encontremos novamente.

p2090033

Advertisements

16 thoughts on “SIB de Macaé • Congresso de Carnaval 2009

  1. Olá, Eduardo! Estou visitando seu site pela primeira vez, e quero dizer que fui muito abençoado pelo seu EP, Canções Para Grupos Pequenos. Fiquei intrigado com uma coisa: o nome do Congresso é mesmo “Congresso de Carnaval”? É porque fica parecendo: “vamos fazer o nosso carnaval!” Sei lá, não soa bem. Sei lá, é apenas a minha opinião, sabendo tudo de ruim que o Carnaval representa, é como se houvesse um feriado chamado Dia de Viver na Carne, e a gente fizesse o Congresso do Dia de Viver na Carne, sabe. Fica incoerente. Um abraço e fica na paz!

  2. Gimme a break…

    Mas contai, é a igreja em que trabalham o Jean e a Patrícia? Se ainda for ele o MM, gente boa, muito boa!!! Já fui preletora lá uma vez, 1o. ano de seminário, veja só… Tremia feito vara verde… Minha auto-crítica: não gostei da minha atuação…Espero eu ter melhorado… Que foi aquilo!…

  3. Olá Eduardo! Sou da SIB e tive o privilégio de poder estar com vcs no congresso de carnaval, até fiz algumas fotos do evento, não sei se vai se lembrar (Eu e um rapaz). Gostaria de dizer que foi uma bênção ter vcs conosco, pois Deus usou preciosamente suas vidas nesse tempo para nos abençoar muito e quebrantar nossos corações à ouvir mais a voz dEle! Que Deus continue dando forças e sabedoria pra que vcs continuem se colocando à disposição do Senhor! Com certeza esperamos vê-los aqui novamente, muito em breve. Ah! E com o Daniel Bravo!! Hahaha…

    Respondendo ao primeiro post do Filipe, só pra não ficar dúvidas mesmo, o nome é ‘Congresso de Carnaval’ apenas pra ser diferente, hehehe… Pois nossa igreja tem o privilégio de poucas (graças ao Senhor) que é de fazer retiros separados de ‘casais e famílias’ e de ‘jovens e adolescentes’. Graças a Deus não tivemos problemas com o nome mudado, esse foi o primeiro ano, pois assim soa uma programação mais jovem atraindo muitos que ainda não conhecem como funciona um retiro de carnaval. Apenas isso querido!

    Um abraço Eduardo e banda!

  4. O Retiro foi maravilhoso, vcs abençoaram demais a minha vida… tanto a banda quanto o Daniel…

    so pra esclarecer não é congresso de Carnaval e sim um Retiro espiritual…

    e o Jean e a Patricia ja trabalharam da Sib Macaé sim, mas agora estão na Igreja Batista em Jardim Camburí, Vitória – ES

    Abração

  5. Graaaaaaaaaaaande Duda & banda!

    Deus separou esse tempo pra estarmos juntos e nutrirmos amizade e comunhão fraternal. Me abençoou muito… sem dúvidas!

    Vou te passar umas fotos que eu tenho aqui.

    Respondendo ao primeiro post, a idéia de “Congresso de Carnaval’ não é de escandalizar nem de remeter incoerência. É lógico que não somos loucos de conceber algo que crie alusão ao ‘Dia de Viver a Carne”. No entanto, tudo foi concebido visando abençoar a juventude de nossa igreja, tirando a idéia de ‘mais um retiro de carnaval’ como em todas as igrejas. O nome “CONGRESSO” denota enfoque específico. E, o meu amigo Duda… bem como os 184 acampantes podem responder quanto à seu ‘zelo’. Mesmo assim, obrigado. Que Deus te abençoe.

    P.S.: Oi Valéria! O Jean e a Paty são meus amigos particulares e trabalharam conosco por 08 anos. Atualmente, estão em Vitória, junto à Igreja Batista em Jardim Camburi. Muitas saudades deles! 🙂

  6. Filipe, fico muito feliz em saber que o EP te abençoou cara. o lance do retiro espiritual foi bem explicado pela galera da Igreja aí, espero que as dúvidas tenham sido esclarecidas.

    Valéria, o maravilhíndrico tem a ver com cilíndrico, né, eu sei… 😛 sabe que eu também conheço o Jean? Mundinho pequeno esse…

    Leo, filho, esse é meu cunhado. 🙂

    Julia, Gleidson e Carlinhos, foi um provilégio participar desses dias com vocês. Coisa linda de Deus. O carinho de vocês por nós nos constrangeu, podem ter certeza disso. Sempre que precisarem, podem nos chamar. 😛 E Carlinhos Cesar Filho, quero as fotos, hein…

  7. palhaço! agora é que entendi….E nunca chamei vc de cilíndrico, ow!!!!! A primeira alusão a isso foi sua, não se esqueça….atos falhos, atos falhos….rsrsrs

  8. falaew, pessoal!
    soh passando pra agradecer por todo o carinho, cuidado, preocupação e dedicação que Eduardo Mano e banda, juntos com o Pr. Daniel Bravo, dedicaram a nós durante o nosso Copngresso de Carnaval 2009, na Bicuda Grande – Macaé – RJ.

    vcs nos abençoaram muito!! estamos muito felizes e ansiosos por nosso proximo encontro.
    Que o Senhor Deus Criador derrame graça, paz e nunca deixe faltar o óleo sobre a cabeça de vcs!

    Muito obrigado a vcs, que hj eu tenho o privilégio de chamar de amigos!

    amo vcs!

  9. Aloha!

    Até hoje estou processando as informações no que diz respeito ao Congresso. A certeza que fica é de que foi um tempo inteiramente do Espírito, onde a presença e a misericórdia de Deus fazem sentido e a minha pequenez e pecanimosidade são latentes. Aconteceu comigo algo que vinha se configurando existencilamente: quebrantameto, responsabilidade ministerial, metanóia, celebração urgente da justiça, lampejos da mente de Cristo…
    Outra certeza é o quanto a Sib Macaé está marcada em meu coração…dá gosto de ver uma galera tão especial, tão dedicada, generosa, com Visão de Reino tão aguçada, tão calorosa (cara, vcs deram sorte que a banda não foi na sua formação original, porque aturar Sandro Negativo, Duda Ranzinza e Cadu Melancólico não é mole! rsrss)…clap! clap! pra vocês!

    Saio dessa experiência com a mente eo o coração atualizados, com um senso de justiça mais apurado, surpreendido e apaixonado por Cristo e felizão de fazer parte de uma geração eleita.

    Que Deus mantenha suas Mentes Brilhantes,
    Alimente seus Sonhos de Voar e,
    Lhes dê a Paz, aquela Paz que vai além do Comum Entendimento.

  10. Valéria, o tema não tinha nada a ver com a gente não… foi só a brincadeira mesmo. O lance foi a proposta de pregar sobre a vida de quatro personagens bíblicos que marcaram seu tempo e nossa história.

    Gabriel, a sua empolgação e visível compromisso com o Reino nos inspiraram, tenha certeza disso. Muito obrigado pela constante inspiração em nossas vidas, pelos momentos de reflexão antes dos cultos e acima de tudo, pela amizade.

    Cadu, assino tudo o que você disse. Realmente, se a gente fosse no nosso estado “natural”, as coisas teriam sido bem chatas. Pra você ver como Deus foi realmente gracioso com a gente! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s