O Novo Calvinismo

De acordo com a Revista Time, o calvinismo (ou neo-calvinismo) é uma das 10 idéias que estão transformando o mundo atualmente. Segue um trecho da matéria, traduzido por mim:

“Os ministros e autores neo-calvinistas não trabalham na mesma escala que Rick Warren. Mas em compensação, como demonstra Ted Olsen, editor administrativo da revista Christianity Today, “todos sabe onde estão a energia e paixão no mundo evangélico” – estão com o pioneiro neo-calvinista John Piper de Minneapolis, o controvertido Mark Driscoll de Seattle e Albert Mohler, reitor do Seminário do Sul da gigantesca Convenção Batista do Sul. A Bíblia de Estudos ESV, com tendências calvinistas, esgotou em sua primeira edição e blogs reformados como o Between Two Worlds estão entre os links mais quentes da blogosfera cristã.”

Justin Taylor, escritor e blogueiro, escreveu em seu blog (citado acima) um trecho do livro Young, Restless, Reformed: A Journalist’s Journey with the New Calvinists (sem previsão de lançamento no Brasil), que fala sobre o movimento e dá algumas boas elucidações (novamente, tradução minha):

“Enquanto outros movimentos tem tido maior participação nas manchetes, um número de ministérios estratégicos tem, de maneira discreta (e alguns não tão discretamente), levantado as doutrinas da Graça, plantado igrejas, visto pessoas serem convertidas, ensinado toda a Palavra de Deus. Isso tem convergido em um grande número de maneiras encorajadoras. […] Esse não é um tempo para um “triunfalismo” Reformado. É tempo de gratidão a Deus e sincera oração intercessória, com lágrimas, para que aquilo que começou floresça para bem além da expectativa humana”.

Gostaria apenas de advertir a todos para que não haja um grande oba-oba em relação a isso tudo. Ser um calvinista de fato implica em crer em doutrinas que são rechaçadas em praticamente todos os círculos evangélicos, e algumasvezes, até mesmo entre os presbiterianos. Crer que Deus é completamente e absolutamente soberano, inclusive sobre nossa salvação, não é exatamente algo “na moda” dentro do mundo gospel, em especial no Brasil, onde a doutrina mais pregada é a satânica (sim, satânica) doutrina (não dá pra chamar isso de teologia) da prosperidade.

Outra coisa importante a ser lembrada é que alguém que se diz calvinista não é, em hipótese alguma, melhor que qualquer outro cristão (que confessa a Cristo como Salvador e afirma os fundamentos bíblicos). Conheço muito calvinistas, alguns muito bons e piedosos, outros arrogantes. Quando se trata do Reino de Deus, não podemos nos esquecer que Ele opera de acordo com Sua vontade, e que é “bom e suave que os irmãos vivam em união”. Whitefield e os Wesleys trabalharm juntos para o avivamento inglês, apesar de suas doutrinas serem divergentes. Importava o renome de Deus.

No mais, fico feliz com essa consideração pelo calvinismo e pela crescente (re)descoberta das doutrinas da Graça. Que Deus seja glorificado em meio a isso, e para sempre.

Eduardo

Advertisements

7 thoughts on “O Novo Calvinismo

  1. Edu…Quanta beleza aqui!

    A maneira como Deus opera na vida daqueles que se permitem a isso é maravilhosa!

    Já comentei com vc sobre minhas angústias e recentes descobertas sobre Deus e Seu beneplácito! (é difícil pra mim não gastar, rsrsrs…) Um mundo totalmente oposto ao que sempre cri e fui ensinada. Era infeliz e não sabia…é mole? Embora confiar na soberania dEle também não seja moleza… Mas Deus é Deus e sabe o que faz, com quem faz, quando faz… infelizmente quando deixamos…

    Tenho ainda algumas preocupações e dúvidas que com certeza, serão amainadas com ou sem resposta, mas paz… essa, sim, me será dada em todo o tempo! E Deus, além de soberano, é gracioso e me tem no colo, ou seria entregue às minhas vontades de humana que sou.

    Creio que o calvinismo, em sua melhor expressão, explica o porquê de não sermos executados todos à uma!!! Em Sua graça, o Pai (e que Pai!) elege por puro amor. Meu pastor citou o seguinte: “A eleição é Deus nos trazendo no colo porque não viríamos pelos nossos próprios pés, pois fomos entregues às nossas próprias paixões.” Ele nos conhece e sabe de que barro fomos feitos e para que finalidade. Coisas de oleiro…

    Esse movimento neo-calvinista talvez seja um renascimento da verdadeira teologia, um rebote ao mar de heresias no qual o Evangelho tem sido levado nas últimas décadas para que soçobre (ou sossobre?!).

    Seu blog tem me ajudado a crescer na graça e no conhecimento de Deus! Com certeza, ele só bomba por causa disso!! hehehehehe…

    Let’s go on!

  2. Minha vida eclesiástica se deu numa igreja metodista, que tem Wesley como referência. Assim, o que sempre me incomodou é o “arminianismo” ser eleito como o arquiinimigo do verdadeiro cristianismo. No mais, eu também tenho tido um crescente interesse pela perspectiva calvinista.

  3. Pingback: igrejaemergente.com.br | Beta | Novo Calvinismo

  4. mano,
    beleza? eu sou aquele cara que vc conheceu em Macaé, apresentando o projeto Estações da Cruz.
    ou fui eu que te conheci em Macaé?
    anyway….creio que estou perto de me tornar calvinista…porque já sou calvo!
    eheh
    este post é só pra mantermos a conversa que parou lá no retiro.
    feliz 500 anos de Calvino!

  5. Amigos, obrigado pela participação de todos, sério mesmo… mas queria dar uma resposta apenas ao Daniel, por enquanto…

    Cara, assim que assumi a doutrina calvinista, pensava da maneira como você descreveu. Confesso que hoje, embora ainda não concorde com alguns pontos do arminianismo, minha relação com a doutrina mudou. Ainda abraço os 5 pontos do calvinismo, mas penso que para a expansão do Reino precisamos trabalhar juntos, todos.

    No que eu puder, vou trabalhar para que a arrogância calvinista caia por terra. A Igreja já tem uma grande parcela de divisões, essa não precisa ser mais uma delas.

    Um abraço!

    Eduardo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s