Adoniran foi (é) um dos maiores nomes do samba nacional. Só não reconhece quem acha que pagode é samba. Ele se especializou em narrar o dia-a-dia e as histórias de São Paulo de uma forma extremamente bonita, simples, cheia de erros propositais de português e da influência italiana. Compôs inúmeros sambas, a maioria de grandíssimo sucesso na sua voz ou interpretado por nomes como Elis Regina e os Demônios da Garoa (além de Fundo de Quintal e os Originais do Samba, responsáveis por uma excelente versão de Saudosa Maloca, com os “jogascascaspralá”).
Eu comecei a ouvir os sambas do Adoniran nas vozes do Demônios da Garoa por influência do meu pai, e nunca deixarei de ser grato a ele por isso. Músicas como Saudosa Maloca e Iracema me deixam muito emocionado, por imaginar as situações nelas descritas. Já Samba Italiano, Tiro ao Álvaro, Samba do Arnesto , todas para mim têm cara de São Paulo, as ruas, os botecos, os bairros.
Dessas que falei, Saudosa maloca é minha favorita. Ela é melancólica, triste e de certa forma me fala sobre muitas coisas que nem sei explicar. Sacou?
Bem, ouçam aí a versão dos Demônios da Garoa, que para mim é a melhor, seguida da versão excelente dos originais do Samba (que tinha o Mussum como membro).
É isso. Momento samba. Procure outros vídeos do Adoniran no Youtube, que tem muita coisa boa por lá.
abraço,
Eduardo
rocker de meia-idade e imersão ao eu-cultural tardio…rsrsrsr…dude…
muito bom
Cacildes!
A ironia da vida é um dos maiores (senão o maior) sambista brasileiro ser paulista.
Salve Adoniran!