John Stott, 1921 – 2011

Hoje faleceu John Stott. Imagino que você, caro leitor deste blog, saiba quem era o homem.

Não vou falar muito. Sou grato a Deus pelo legado que ele deixou através de seus incontáveis livros (creio que todos disponíveis em português). Deixo aqui a tradução de dois parágrafos do texto em sua memória publicado no site da Christianity Today.

“Um evangélico é um cristão comum, simples”, disse Joh Stott em sua entrevista à Christianity Today em 2006. Da sua conversão na escola secundária Rugby em 1938 até sua morte em 2011 aos 90 anos de idade, Stott exemplificou quão extraordináriamente simples e comum o cristianismo pode ser. Ele não era conhecido como um pensador original, e nem buscava ser tal coisa. Ele sempre se voltava à Bíblia buscando por entendimento, e seu dom inesquecível era o de penetrar e explicar as Escrituras. Como o editor Kenneth Kantzer escreveu nas páginas da CT em 1981, “quando ouço Stott expondo um texto, eu falo para mim mesmo, ‘É exatamente isso que o texto quer dizer! Comoeu não enxerguei isso antes?'”

Até sua conversão e subsequente chamado ao ministério cristão, Stott parecia direcionado a ser membro do corpo diplomático. Um habilidoso linguista, ele receberia um First em Francês em Cambridge antes de estudar teologia, na qual ele também recebeu um First (um First nas escolas inglesas é algo como um “nota 10 com louvor”). Ninguém duvida que Stoot teria sido um diplomata admirável. Em seu ministério, ele manteve as melhores qualidades deste chamado, que é o de representar alguém habilidosa e fielmente.

Leiam, se possível, o texto em sua homenagem no link acima, e busquem seus livros.

abraço,

Eduardo

Advertisements

One thought on “John Stott, 1921 – 2011

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s