Sobre homens, lágrimas e dirigir a adoração

zachbolen

por Zach Bolen*. Tradução Eduardo Mano. Texto original, em inglês, aqui.

NOTA: Este texto é voltado aos homens e acho importante, de tempos em tempos, nós refletirmos sobre o papel que Deus nos concedeu de cuidar de nossas esposas e famílias, sendo fiéis ao mandamento bíblico de amarmos nossas esposas como Cristo amou a igreja. Este não é um texto machista, e espero que não o leiam com esta conotação. Que Deus os abençoe.

SOBRE HOMENS, LÁGRIMAS E DIRIGIR A ADORAÇÃO

HOMENS DE VERDADE CHORAM

Estive recentemente e m uma ligação telefônica com um amigo que passava por circunstâncias muito difíceis: sua pequena filha estava literalmente lutando por sua vida. Eles estavam passando por esta prova no hospital, constantemente recebendo notícias que iam do “sua filha vai ficar bem” ao “é possível que ela venha a falecer esta noite”. Pela graça de Deus ela está sobrevivendo, e a cada dia mostra um progresso significativo.

Este amigo compartilhou comigo sobre como em um determinado momento do dia, sobrecarregado por tudo o que estava acontecendo, ele encontrou uma sala vazia no hospital, entrou nela e começou a chorar por um longo tempo, pois ele não queria que sua esposa visse o quão chateado ele estava. Tristemente em nossa cultura, o significado de “ser homem” afetou consideravelmente aquilo que significa ser um homem em Cristo.

Homens, não importa o quão fortes sejamos em nossas áreas de atuação, creio que é seguro dizer que aprender a liderar nossas famílias em adoração em todos os momentos de nossas vidas é certamente uma área carente de crescimento.

TEMA A DEUS, NÃO TEMA EXPRESSAR A SI MESMO

Como você expressa o seu amor por Deus, a Deus? Muitos de nós responderíamos que é através da oração, estudando ou meditando na Palavra de Deus, ou ainda servindo ao próximo. Mas e a respeito do canto, das palmas, do clamor, ou até mesmo de gritos? Para a maioria dos homens, esta parece ser uma área da qual nós nos afastamos. Nós dizemos que adoramos a Deus de formas “diferentes” e transformamos isto em alguma forma de debate onde nós deixamos de lado o chamado de adorar a Deus através das palmas, dos gritos e, sim, do canto. No Salmo 47, o salmista nos exorta o adorador a bater palmas, gritar e cantar – na verdade, ele diz isso 5 vezes ao longo de dois pequenos versos: “cantai louvores”.

Batei palmas, todos os povos;
aclamai a Deus com voz de triunfo.
Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo,
e Rei grande sobre toda a terra.

Cantai louvores a Deus, cantai louvores;
cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.
Pois Deus é o Rei de toda a terra,
cantai louvores com inteligência.
Salmos 47:1-2, 6-7 (ênfase adicionada)

Aqui, de forma bem objetiva, vemos nas Escrituras uma ordem para adorarmos a Deus e demonstrar nosso amor e afeição pelo Criador com expressões exteriores. A grade questão neste ponto é o porquê da importância em demonstrarmos nosso amor a Deus desta forma.

O TEMOR DO SENHOR TRAZ VIDA

Encontramos nossa resposta no verso 2: “Porque o Senhor Altíssimo é tremendo”. Deus chama o Seu povo a adorá-LO com expressões exteriores pois só Ele é Altíssimo e tremendo, digno de temor. O temor do Senhor é respeito, um respeito não apenas pela força, poder e autoridade de Deus, mas também pelo fato de Deus ter-se tornado acessível a nós. Isso significa que somos receptores deste amor, graça, presença, fidelidade, afeição, etc.

“Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” Eclesiastes 12:13

Deus nos ama, e é através desta amor que somos habilitados a ama-Lo. Deus é digno de todas as nossas afeições. Quando estávamos mortos em nossos pecados, merecíamos permanecer mortos, mas ainda assim, em Sua graça, Ele nos salvou da morte e tornou-nos vivos Nele (Colossenses 2:13). Ele nos trouxe para perto de Si – não apenas por um momento, mas pela eternidade – e nada que façamos mudará isto (Romanos 8:38-39). Assim como somos capazes de amar a Deus por Ele nos amar, somos capazes de entender como expressar nosso amor a Deus porque Ele expressou e continua a expressar Seu amor por nós de inúmeras formas.

ATIVAMENTE LIDERANDO EM ADORAÇÃO

Expliquei ao meu amigo que chorar em frente à sua esposa não é ruim; de fato isto mostra que ele é afetado por aquilo que está acontecendo, e que ele se importa profundamente com isto. Na verdade, esta é uma das melhores formas de liderança. Não que precisemos nos tornar um bando de homens chorões que não conseguem segurar a onda mas, assim como o choro, expressar nossas emoções mais profundas como o amor que sentimos por Deus através de canções não é apenas uma questão de preferência, mas uma questão ainda maior de liderança, ou falta dela.

Como homens, Jesus nos apontou como líderes em nossas casas, da mesma forma que ele apontou homens como líderes na igreja.Liderança nunca é passiva, mas sim ativa, e na família de Deus significa adora-Lo ativamente e levar outros a fazerem o mesmo. Somos todos líderes de adoração, e nos foi dada a ordem de expressarmos de maneira exterior nosso amor a Deus, sendo a música uma destas expressões. É importante que encaremos esta oportunidade como uma dádiva, não apenas algo que fazemos pois algumas pessoas curtem. Para ser claro, a Bíblia oferece diversas formas pelas quais a adoração a Deus deveria ser expressada e certamente não estamos limitados apenas a louvá-lo com canções.

Homens, mesmo que sejamos capacitados em nossas áreas de atuação, creio que esta é uma área carente de crescimento. Estar em Cristo significa que nosso lugar mais confortável deve ser – e sempre será – uma postura de humildade onde Jesus recebe toda a glória (Filipenses 2). Se a Bíblia nos chama a adorar Jesus através do canto, palmas, ou gritos, então respondamos a este chamado com arrependimento e levemos o povo de Deus a adora-Lo com fortes brados de alegria.

“Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23

* Zach Bolen é líder da banda Citizens e diácono na U-District Chruch (um dos campus da igreja Mars Hill) onde dirige o louvor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s