Quando nem tudo vai bem

Às vezes passamos por momentos não muito agradáveis em nossas vidas. Momentos que nos fazem questionar tudo aquilo que é importante para nós: nossos motivos, nosso chamado, nossa fé. Horas se tornam dias e depois semanas, e tudo o que você tem dentro de si é uma grande inquietação e um vazio que parece que não vai embora.

Eu achei que já tinha passado por este momento. Até escrevi sobre ele (caso queira, pode dar uma lida aqui). E embora não queira me alongar nos motivos que me levam a escrever este novo texto, vejo claramente, hoje, que aquilo que passei 4 anos atrás não tem comparação ao que enfrento hoje.

De qualquer forma, escrevo pois sei que há outros que passam pelo mesmo que eu, variando, imagino, alguns “sintomas”. Maior ou menor desânimo, maior ou menor irritabilidade, maior ou menor falta de fé… e se, como no meu caso, tais momentos chegam a afetar a saúde, aí já passou da hora de procurar ajuda mais qualificada.

Gostaria de escrever alguns pontos que têm me ajudado no que tenho passado, e espero que sejam de ajuda para quem lê o que escrevo, como sei que minhas músicas têm servido de ajuda para tantas pessoas.

– Talvez haja um culpado pelo quê você está passando no momento. No meu caso em parte há / havia, e já foi iniciado um processo de perdão e reparação. Se esse for o seu caso, é possível que você precise iniciar algumas conversas, ou colocar isso diante de Deus. Caso você saiba que tem culpa no “momento ruim” de alguém, por favor, não tarde em ir até a pessoa e pedir perdão e fazer o que for necessário para auxiliar no processo de cura. A palavra de Deus nos diz que ao confessarmos nossos pecados uns aos outros nós somos curados (Tiago 5.16). Creiamos nisso.

– Você não está sozinho. Apoie-se em seus amigos. A maior tentação nestes momentos em que nos sentimos a escória do mundo é a de acharmos que estamos sozinhos e que ninguém nos entende. Bem, isto é mentira. Dependendo do nível de decepção que tenhamos sofrido, nossa vontade é de abandonar o convívio com todos os seres viventes e virarmos ermitões (no meu caso, a barba eu já tenho), mas essa é uma atitude extremamente danosa. Estar com pessoas que nos amam (pais, amigos, parentes…) ajuda no processo de cura. A Bíblia nos ensina em Provérbios 17. 17 que “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”

– Se for necessário, busque ajuda médica. Por favor, deixe toda baboseira triunfalista de lado e entenda que Deus pode e de fato atua através de médicos e doutores ao redor do mundo. Foi Ele que deu a eles conhecimento, e foi Ele que deu capacidade ao homem para desenvolver remédios que restituem equilíbrio ao corpo. Deus age desta forma pois pode agir assim. Ele também pode agir de forma miraculosa, claro, mas confie na sabedoria que Ele concede aos homens. Eu precisei buscar ajuda médica e fui beneficiado (e ainda precisarei de alguma ajuda).

– Embora às vezes pareça, Deus não nos abandona.  Acho que esta é a frase mais difícil que já escrevi. Nas últimas semanas tenho questionado muito. A Deus, ao meu chamado, minha fé. Passamos um tempo com um pastor amigo nosso aqui na cidade, e uma das coisas que ouvi foi: Deus aguenta meus questionamentos. Ele é Deus, e eu não sou (algo que me soa extremamente familiar, não é mesmo?). Deus já aguentou muita coisa do homem, inclusive o pecado, e pode aguentar meus questionamentos. Eu é que não aguento viver sem Ele. Outra coisa que ouvi é que este é um tempo em que vou colocar (novamente) todas as minhas músicas em prática. É verdade. A cada dia, uma delas fala algo comigo.

Há coisas que acontecem em nossa vida sem esperarmos. Mas quando nem tudo vai bem, é imprescindível lembrarmos que há Verdades maiores que nós. Velhas Verdades. Verdades Eternas.

Que Deus nos ajude a cada passo do caminho.

Eduardo Mano

Advertisements

8 thoughts on “Quando nem tudo vai bem

  1. Firmeza meu irmão pois, pois “Os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
    2 Coríntios 4:17”.

  2. Já vi o Stênio falando de forma semelhante e se tratando, e ontem precisei enterrar meu irmão mas novo, um momento de muita dor que resulta em questionamentos, duvidas, e meu outro irmão falava no velório algo parecido com o que você disse, ˜todos somos insubstituíveis, mas estamos juntos acalenta a dor da falta do irmão, temos essa responsabilidade de sermos instrumentos de Deus para compartilhar não só os momentos felizes mas os momentos de dizer adeus, breve nos veremos novamente com o Senhor na Glória. Obrigado Mano, por suas palavras e suas canções.

  3. Mano, ja me senti assim, e vez por outra o fantasma volta. Ja acompanhei pessoas em situações ainda mais difíceis com relação as doenças da mente. O mais legal é ver o propósito de Deus e as suas insondáveis formas de agir. Temos que nos apegar a Deus e à sua palavra, que nos mostra que tudo coopera para o bem, e este bem é ser moldado à imagem de Cristo, nosso Senhor e modelo. Estamos juntos nessa!

  4. Oi Mano! Vim deixar esse comentário só para registrar que fui muito abençoada com essas palavras. Tenho passado exatamente por tudo isso que você descreveu aqui em cima e também acho que é a pior fase que já passei e venho questionando MUITO a Deus. Questiono a minha fé e meu chamado. O mais engraçado é que hoje acordei e pedi perdão ao Senhor pelos meus questionamentos, meus momentos de raiva e minha falta de fé e, indo para a faculdade, escutei “Permanecer” (sua música!) e fiz dela minha oração para o dia. E agora sou novamente abençoada!

    Que o Senhor continue te usando como te usou agora, mesmo com todos esses questionamentos que você e eu também temos!

    Abração!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s