Estava pensando com meus botões a respeito dos milagres de Jesus, e lembrei-me da cura do cego de nascença. O texto se encontra em João 9. 1-7.
Embora o texto fale claramente acerca de uma deficiência física, penso que todos nós um dia sofremos de cegueira, mas de ordem espiritual. Não estou inventando a roda aqui e você certamemte já ouviu algo com este ponto de vista, mas tudo bem.
Todos nascemos pecadores, carentes de salvação: da ira de Deus, pois Ele odeia o pecado e o salário do mesmo é a morte, e de nós mesmos, pois nossa natureza pecaminosa não ajuda muito na hora de escolhermos entre o pecado e a santidade (Paulo já dizia: “o bem que quero, não faço, já o mal que não quero…” – adaptação minha, claro).
Essa condição nossa não nos permite enxergar com clareza as realidades espirituais, a soberania de Deus nas coisas criadas, Seu amor por nós. E não há nada que possamos fazer, ínfimos seres que somos, para alterar essa realidade por nossas próprias forças: somos cegos espirituais.
Daí que Deus entra na história e nos garante redenção e visão “além do alcance” através da justificação em Cristo. Passamos a enxergar a realidade do Seu Reino, a realidade espiritual daqueles que ainda não O conhecem e principalmente a realidade de nossa redenção. Somos encorajados e exortados pelo Espírito a vivermos uma vida digna de Jesus.
O grande problema é que muitas vezes a mecanicidade do dia-a-dia faz com que nossa visão seja deteriorada, e passamos então a enxergar cada vez menos as coisas de Deus. E é necessario que a cada dia nos acheguemos a Deus em humildade, reconhecendo nossa necessidade Dele, e assim, através da palavra, da oração e da adoração, nossa visão é restabelecida para nossa edificação e para a glória de Deus.
Eu poderia ter feito um monte de alegorias, falar que temos “miopia espiritual”, ou que precisamos nos consultar com o “oftalmologista Deus” para que Ele receite “óculos santos”… Mas por favor, né? 😉
Que o Espírito nos revele nossas fraquezas, para que com a ajuda de Cristo possamos enxergar melhor a mão de Deus em nós, através de nós e ao nosso redor.
Deus nos abençoe.
Eduardo Mano
Bem sei, meu camarada. Bem sei…
verdade..
que Deus nos abençoe