Falando sobre a música "Sem Fé"

Confesso que achei que um post sobre esta música não fosse necessário. Lá se vai mais de um ano desde que a lancei no Velhas Verdades, mas hoje, por conta de uma excelente novidade, preciso fazer alguns adendos a ela. Não justificativas, pois não creio que seja necessário justificar uma letra de música, mas algumas informações que podem ajudar aos (poucos) que não sacaram a ideia dela.

A excelente novidade à qual me refiro é que os amigos da Virá, marca de camisetas que tem por motivação ajudar a propagar as boas-novas do Reino de Deus, irá lançar, em sua coleção 2012, uma estampa baseada nesta letra (e no cartaz que o amigo Renan Valadares fez). Eis aí a arte da camiseta:

Isso tudo, é claro, me deixou muito feliz, como aos meninos da banda também. Mas alguns comentários (a minoria) transpareceram um não entendimento quanto à mensagem. A mensagem, é claro, é apenas um segmento da letra como um todo, e diz: Sem fé, meus atos são em vão. Talvez, para um não cristão, realmente a frase cause alguma “revolta”. Como foi dito em um dos comentários, “Não me parece vão um ateu ajudar um órfão porque ele não tem fé.” No sentido de ajuda, auxílio, a mim também não parece vão. E certamente muito menos ao órfão, beneficiado da boa ação.

Mas a questão é que estamos falando aqui das coisas de Deus. E com Deus, meus amigos, boas ações, obras, caridade e afins não são moedas de troca.  A música parte de uma premissa muito simples, encontrada em Hebreus 11. No versículo 6, lemos claramente: “sem fé é IM-POS-SÍ-VEL agradar a Deus”. O texto prossegue dizendo que “pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” E isso é a coisa mais linda. Explico.

Uma leitura incauta do texto pode levar a crer que sim, Deus trabalha na base da troca. Mas meus queridos, prossigamos na leitura do texto, até o maravilhoso verso 13: “Todos estes [Abel, Enoque, Noé, Abraão, e Sara] ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.”

Como pensar em moeda de troca quando lemos que eles, vivendo pela fé, morreram sem receber aquilo que o próprio Deus havia lhes prometido? Eu respondo, meus amigos. É por que aquilo a que o verso 6 se refere, a recompensa a qual o texto faz menção, é o próprio Deus. É a presença constante Dele em nossas vidas, pois vivemos e andamos por fé.

Por isso, afirmo a letra da música: “sem fé meus atos são em vão”, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Não nego, com isso, o que está escrito em Tiago, pois de fato: a fé, sem obras, é vazia. Me refiro, antes, às obras sem fé, que não têm fundamento algum, embora, claro, tragam benefício.

Segue a letra da música completa, e também a música, para ser ouvida:

Sem Fé – Eduardo Mano

Sem fé, não dá pra prosseguir
Sem fé, não dá pra enxergar
Não há como esperar que tudo vá mudar
Se já não há mais fé

Sem fé, meus passos não têm chão
Sem fé, tateio a escuridão
Buscando me apoiar
Mas nada irei achar
Se não houver mais fé

Sigo a vida sem prazer algum
Vai-se o norte, sigo rumo ao sul
Deixo a Rocha, deixo a paz da cruz
E vou perdido

Sem fé, meus atos são em vão
Sem fé, vazio é o coração
Não há como agradar Aquele que de mim
requer apenas fé

Sem fé by eduardomano

Advertisements

7 thoughts on “Falando sobre a música "Sem Fé"

  1. Ah, é rapaz, esta música tem letra, né? Eu só consigo ouvir o piano, lindo demais, martelando suavemente cada acorde na minha orelha.
    🙂

    Sério mesmo, eu demorei a prestar atenção na letra da música. No início, pra mim, era só o piano que importava.
    hahahahahah

  2. Preciso ressaltar mano, que não tiro seu cd Velhas Verdades do celular nem quando troco de cartão de memória…
    E essa música eu sinto como um puxão de orelha de Deus, porque ela traz à memória a importância de estar sempre ali, aos pés Dele. Não adianta ganhar o mundo pra Ele e deixar seu coração se perder no caminho, é preciso sempre voltar ali, na Presença.
    Obrigada por me edificar tanto, e sempre.

    Olhaí um post que fiz ano passado em que cito essa música ;D

    http://firmespassos.blogspot.com/2011/10/sem-fe.html

  3. É assim fica difícil né? A galera não tem fundamentação, nem base bíblica e quer confrontar verdades eternas… Tsc, tsc… Esse mundo tá perdido!
    Mudando de assunto, quero a minha camiseta para ontem!!! kkkkkkkkk
    Gostei muito! Virá + Eduardo mano = só podia ser demais!

    Graça e paz! =)

  4. Gosto da sua abordagem mano.
    Neste caso, meu primeiro impulso foi rir da “não-sacada” de alguns (inclusive joguei um “Cê jura?!” no FB), porém vc faz com que percebamos que a “comunicação” com os não praticantes da mesma fé que a nossa requer cuidado e atenção, neste sentido você foi esclarecedor.

    =D

  5. Pingback: Camisas “Sem Fé”, pela Virá |

  6. A mensagem de Deus é loucura para o mundo. É comum que pessoas não cristãs não compreendam a mensagem maravilhosa que se encontra nessa música, que é um anúncio do evangelho e ao mesmo tempo um tapa na cara daqueles que pensam pode alcançar a Deus pelos seus próprios meios.
    “Sem fé (…) Não há como agradar aquele que de mim requer apenas fé.”
    Pra mim, depois de “Como ninguém me conheces” é a música que mais gosto do mano Eduardo…

  7. * A mensagem de Deus é loucura para o mundo. É comum que pessoas não cristãs não compreendam a mensagem maravilhosa que se encontra nessa música, que é um anúncio do evangelho e ao mesmo tempo um tapa na cara daqueles que pensam poder alcançar a Deus pelos seus próprios meios.
    “Sem fé (…) Não há como agradar aquele que de mim requer apenas fé.”
    Depois de “Como ninguém me conheces” é a música que mais gosto do mano Eduardo…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s