2015 foi um bom ano musical. E 2016 promete.

desk-music-headphones-earphones

Se tem uma coisa que eu gosto é de acompanhar o que os meus amigos têm feito com seus projetos musicais. E pela graça de Deus, eu tenho muitos amigos com projetos musicais. 2015 foi um ano cheio de bons lançamentos que, infelizmente, devem ter passado desapercebidos pela maioria das pessoas. É uma pena que tanta música boa tenha chegado a tão pouca gente. E como 2016 já apresenta um prognóstico semelhante ao do ano passado, pensei em atualizar os distintos amigos com o que foi lançado no ano passado, o que já foi lançado este ano, e aquilo que vocês podem (e devem esperar) pelo desenrolar deste novo calendário.

A listagem não tem uma ordem cronológica, nem de gosto. E é bem possível que eu, na minha crescente senilidade, tenha esquecido um ou outro. Caso isso tenha ocorrido, atualizarei o texto.

Interlúdio

A banda carioca é uma das que eu gosto há tempos. Liderada por Diego Marins, a Interlúdio trouxe em seu disco de estréia um álbum recheado de guitarras e instrumentais de qualidade, resultando em um dos melhores discos que ouvi este ano. Diego escreve com uma facilidade incrível. Por favor, ouça.

Facebook
Baixe Gratuitamente

Comune

Comune é a banda do Fabiano e do Dilon, amigos já de longa data. Com produção de Jordan Macedo (que já produziu Palavrantiga, dentre outros), o disco foi lançado quase no final do ano passado e está disponível nas principais plataformas online. Quem está ligado no Deezer, pode ouvir o trabalho na íntegra.

Facebook
Deezer

Nooma

Eu sempre fui fã de Post-Rock. Daí vêm os meninos no Nooma e fazem um post-rock “made in Rio de Janeiro”, com o calor do Espírito a substituir o frio dos mares do Norte. Um som extremamente bem-feito, bem produzido e com os toques de peso e eteralidade na medida certa. Os meninos disponibilizaram o disco para download gratuito, embora você possa encontrá-lo nas principais plataformas online.

Facebook
Deezer

Sonar

A banda Sonar é amiga de longa data, há pelo menos 8 anos. Tive a oportunidade de participar indiretamente de dois trabalhos deles, fazendo a arte gráfica do material. Seu novo CD, Neon, foi lançado há alguns poucos meses, e pode ser ouvido integralmente nas plataformas de streaming.

Facebook
Deezer

Solas

A primeira banda fora do Rio a figurar aqui. O Solas são uma dupla do interior de São Paulo e causaram um bom alvoroço com seu EP de estréia. Com letras bíblicas e um som bem folk, conquistaram uma boa base de adeptos. Seu EP de estréia pode ser baixado gratuitamente na internet.

Facebook
Baixe o disco

Domonte

Mais uma banda do Rio, e com um interessante dado em comum com os Solas. O EP de estréia (que pode ser baixado gratuitamente) foi produzido por Guilherme Andrade, que representa 50% dos Solas. Um bom trabalho com algumas regravações, focado na música congregacional.

Facebook
Deezer

Rodrigo Motta

Mais um participante originário de São Paulo, mas que atualmente vive no Rio de Janeiro. Rodrigo vem de uma larga bagagem no meio da música cristã (seus pais foram membros fundadores do Som Maior, um dos grupos ajudaram a formar a mentalidade musical cristã brasileira na década de 80). Seu último trabalho, um EP com três faixas, é uma excelente adição para qualquer playlist. Pode ser ouvido nas melhores plataformas de streaming.

Facebook
Deezer

Gilmore Lucassen

Um participante internacional. À época co lançamento de seu disco de estréia, Gilmore morava na Inglaterra. Gilmore é amigo de muitos anos, líder de louvor e excelente músico. Seu disco foi lançado pela gravadora Gold Ship Records, e pode ser ouvido nas melhores plataformas streaming. Todo gravado em inglês, o disco é bem agradável.

Facebook
Deezer

The Resident Boss

Capitaneado por Evandro Sudré, missionário das 1001 facetas, o Projeto é na verdade uma grande colaboração de Evandro (que produz tudo em seu home studio) e diversos amigos. Eu mesmo já participei de uma das faixas online. O foco do projeto é o lançamento de vídeos, geralmente na página do Facebook. Vale a pena dar uma olhada.

Facebook
Soundcloud

Esses foram os lançamentos musicais de 2015 que me mantiveram ocupado. É claro que houveram outros, e por isso esta lista não se dá na base de ordem qualitativa. São bandas e projetos de amigos que admiro, respeito e gosto.

Creio que em 2016 teremos uma boa leva de lançamentos. É ficarmos atentos!

Um abraço,

Eduardo Mano

Advertisements

One thought on “2015 foi um bom ano musical. E 2016 promete.

  1. Pingback: O que ouvi em 2016 – A FAVOR DO REINO

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s